Histórico

José Manoel da Cunha Junior - Fundador

José Manoel da Cunha Junior – Fundador

A Oficina Mecânica Déco foi fundada em 10 de Setembro de 1963, por José Manoel da Cunha Junior, inicialmente tendo como razão social o nome de seu fundador. Com uma pequena estrutura, “seo Déco”, como era conhecido na região, foi construindo a sede da empresa de serviços mecânicos, sempre com muito suor e dedicação.

Como naquela época Biguaçu também estava em crescimento, o surgimento de novas empresas aconteceu de forma natural. Assim como a Oficina Mecânica Déco, muitas outras participaram deste crescimento, verdadeiros empreendedores que ajudaram no desenvolvimento municipal.

Com o afastamento de “seo Déco” em meados dos anos 80 devido a problemas de saúde, os filhos que já o ajudavam tiveram que assumir a administração da empresa. Jorge Luis e Paulo César adotaram a chefia da oficina, supervisionando o setor mecânico, enquanto José Carlos e Maria Julieta ficaram responsáveis pela loja de autopeças e pela administração de toda a estrutura.

Anos depois, em julho de 2003, os quatro filhos que já estavam à frente da administração da empresa fundam a Decopeças Comércio de Autopeças Ltda- EPP, devido a necessidades administrativas e jurídicas. Desde o início, a Oficina Mecânica Déco está localizada na Rua Três de Outubro, Nº 5.703, no bairro Prado, na cidade de Biguaçu.

Família de José Manoel da Cunha Junior

Família de José Manoel da Cunha Junior

Atualmente, a empresa conta com cerca de 30 colaboradores e uma ampla estrutura. Atende clientes do segmento público e privado, oferecendo serviços como mecânica geral, injeção eletrônica, guincho, elétrica, geometria e balanceamento, além de lataria e a loja de autopeças, que atende a oficina e o público externo. O lema da Oficina Mecânica Déco é atender as necessidades de todos os seus clientes, de “pára-choque a pára-choque”.

Além do setor administrativo, a empresa possui os cargos de recepcionista, caixa, vendedor, estoquista e os mecânicos que são a base econômica da organização. Sem muitos níveis hierárquicos, a Oficina Mecânica Déco procura interagir com seus colaboradores, transpondo esse relacionamento familiar ao dia-a-dia de trabalho.

O ano de 2013 foi muito especial para a família Oficina Mecânica Déco, foi quando a empresa completou 50 anos de trabalho em Biguaçu. A reformulação da logomarca e do conceito são algumas das novidades, além do investimento no setor de comunicação e marketing, da inclusão de ações da empresa nas redes sociais e jornais de veiculação regional.

Fonte: Trabalho de Conclusão de Curso da aluna da Univali – Biguaçu, Érika Pardin (2012)