Atenção à Troca de Óleo

26 jan, 2018 por

Atenção à Troca de Óleo

A troca de óleo é um dos itens mais importantes para manter a vida útil do carro. As diferentes marcas e produtos devem ser recomendados por um mecânico experiente e de confiança, a fim de recomendar o tipo mais adequado para o seu tipo de veículo. O óleo em dia ajuda a evitar acidentes e a salvar vidas. Sim, é verdade! Isso porque o óleo lubrifica o motor, reduz episódios de superaquecimento, falhas na partida e perda de potência na estrada.

Esses motivos são mais do que suficientes para convencê-lo a manter a troca de óleo do seu veículo em dia e conforme indica o manual da montadora. Cuidado: óleo errado ou de má qualidade prejudica o funcionamento do motor. Como diz o ditado, “o barato sai caro”.  Já pensou no gasto que você teria após fundir o motor? E as multas? Sim, o Código de Trânsito Brasileiro prevê uma série de infrações geradas pela adulteração ou insuficiência de óleo no carro.

Na mais grave delas, em caso de pane em rodovia, parar na pista de rolamento gera uma multa gravíssima e a remoção do veículo. Ainda de acordo com o artigo 231, existe a possibilidade de “queimar óleo” e produzir fumaça, gases ou partículas em níveis superiores aos fixados pelo Contran, o Conselho Nacional de Trânsito. Nesse caso, a multa é grave, com retenção do veículo para regularização. Não dá para dar bobeira, não é mesmo? Então, inclua a troca de óleo do carro na sua agenda a cada seis meses ou conforme recomendação da montadora.

Responsabilidade Socioambiental

Mais um motivo pelo qual indicamos trocar óleo com um mecânico experiente e que vá colocar no seu carro um produto de qualidade e confiança. Importante também é verificar nível e qualidade do óleo sempre que for pegar a estrada. Evite o jeitinho brasileiro de “faça você mesmo”, já vimos que o barato pode sair caro. “Com troca de óleo não se brinca, tem que ser feita por um profissional, com material e local adequado, se atentando também para o descarte do óleo usado de forma responsável”, observa o mecânico Paulo César da Cunha, da Oficina Déco, com 45 anos de profissão.