Dicas para dirigir na Serra Catarinense

8 jun, 2016 por

Dicas para dirigir na Serra Catarinense

O final de semana de Dia dos Namorados promete ser de frio intenso no litoral, mas, principalmente, na Serra Catarinense. Quem está se preparando para pegar a estrada deve se preocupar com um detalhe muito importante, além de reservar hotel e separar roupas de frio. Certificar-se de que o veículo está adequadamente revisado para que a viagem seja tranquila é um item importantíssimo da viagem. Afinal, a aventura pode ser incrementada com formação de gelo na pista e até mesmo, de neve, como prevê a meteorologia.

A formação de gelo nas rodovias preocupa a Polícia Rodoviária, pois acaba ocorrendo saída de pista, capotamento e colisão entre veículos. Por isso, alguns trechos acabam tendo de ser interditado. A seguir, a equipe da tradicional de Biguaçu, Oficina Mecâninca e Autopeças Déco, dá dicas importantes para você ficar atento na hora de encarar a estrada com gelo na pista. O uso do aditivo correto na água do radiador, por exemplo, evita o congelamento da água do radiador a zero grau, deixando o motorista na mão. O uso do produto correto no reservatório de água do para-brisa evita o acúmulo de gordura no vidro e facilita a visão do condutor.

 

Dicas importantes:

1. Antes da viagem, certifique-se que seu carro está com pneus, óleo e frios revisados. Use aditivos anticongelantes nos líquidos do veículo, conforme recomendação dos fabricantes. Uma bateria em bom estado também é indispensável;

2. Na estrada com gelo na pista, espere aquecer o motor por uns 3 minutos antes de sair com o veículo. Retire todo o gelo dos vidros e confira o funcionamento do desembaçador e do lavador do para-brisa.

3. Dirija lentamente e use a tração e frenagem do veículo de forma suave, sem ações bruscas. Mantenha uma distância frontal maior em relação aos outros veículos do que em situações normais.

4. Freie lentamente, pois frenagens bruscas são um convite para derrapagens e perda de controle do veículo.

6. Se o veículo derrapar mantenha a calma, se a frente do veículo derrapar, coloque a marcha em ponto morto (câmbio na posição neutra) e direcione as rodas para a direção em que você quer ir, sempre com muito cuidado.

8. Transite com os faróis baixos ligados, o que, segundo órgãos especializados, aumentam em 64% a visibilidade dos veículos. E não esqueça da boa e eficiente direção defensiva.